- Que sentidos produzem alunos e professores nas e às práticas atuais de ensinaraprender matemática na escola, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até os anos finais do Ensino Médio?
- Que práticas educativas em/com matemática podem dar novos sentidos ao ensinaraprender matemática na escola atual, tanto para o aluno quanto para o professor?
- Que experiências formativas em/com matemática podem instigar o professor que ensina matemática a problematizar, desenvolver e investigar sua prática, em busca de novos sentidos?
A opção pelo uso da palavra composta ensinaraprender, conforme Carvalho e Fiorentini (2013, p. 11), expressa melhor “a complexidade e a dialética de como percebemos a relação entre o ensino e a aprendizagem... O ensino só tem sentido se promover aprendizagem. Embora o professor, ao ensinar, tenha como meta uma determinada aprendizagem, as investigações realizadas nos grupos GdS e PRAPEM evidenciaram que as aprendizagens podem ser múltiplas e nem sempre alinhadas às expectativas que o professor estabelece para o aluno”. Perceber e valorizar essas múltiplas aprendizagens é um desafio para o professor, pois requer sensibilidade aos sentidos que os alunos atribuem ao que se ensina.
OBJETIVOS DO V SHIAM
- Socializar, compartilhar e discutir experiências, propostas e investigações de/em aulas de matemática, em todos os níveis de ensino, que explicitem e problematizem os múltiplos sentidos das práticas de ensinaraprender matemática.
- Discutir e perspectivar políticas curriculares que possam promover outros sentidos ao ensinaraprender matemática no Ensino Fundamental e no Ensino Médio.
- Repensar a formação do professor que ensina matemática, tendo em vista o desafio de promover novos sentidos ao que se ensina e aprende na escola básica.
- Discutir alguns modos de produzir e investigar os sentidos do ensinaraprender matemática na escola e na formação docente.
Nenhum comentário :
Postar um comentário