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terça-feira, 16 de outubro de 2018


II Semana Acadêmica da Matemática.
"Campos de pesquisa para Licenciados em Matemática"​


A SEMAT-Semana da Matemática- Campos de Pesquisa para Licenciados em Matemática. O importante evento será realizado de 25 a 27 de outubro no Instituto Federal do Mato Grosso, em Juína. Serão minicursos, oficinas e mesas redondas, para aqueles que gostam e se dedicam à disciplina.
No site, a gente lê que o encontro “tem como objetivo oportunizar a discussão e a reflexão dos conhecimentos da área da Matemática e Educação Matemática; por meio de mostras, palestras e espaços de formação complementares bem como, minicursos e/ou oficinas, visando a integração entre acadêmicos de Matemática e profissionais da área, por meio da disseminação e compartilhamento de ideias.”
O Professor Fábio e seus colegas, marcam mais um tento quando insistem em levar o conhecimento, principalmente de tão emblemática disciplina, aos interessados. Vale comemorar o empenho do IFMT ao tornar o ensino da matemática mais próximo da meninada. Afinal, eles comandarão as empresas e organizações no futuro.
Talvez ajude a afastar a ideia de que a disciplina é aquele bicho-papão que quase todos imaginam, além de preparar os jovens para enfrentar a matemática, sem receio e com entusiasmo. Neste campo, o Brasil enfrenta um paradoxo; o IMPA (Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada), no Rio, é reconhecido como uma instituição de ponta, onde um brasileiro acaba de ganhar a Medalha Fields, competindo com alunos do mundo todo, ao mesmo tempo em que patina na educação básica e a formação dos professores não é nada satisfatória. Ao contrário. Mais: Na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia (AIMO), ocorrida em Bangcoc, na Tailândia, em agosto deste ano, os estudantes brasileiros conquistaram 112 medalhas. Foram 3 medalhas de ouro, 23 de prata e 86 de bronze, participando com 16 outros países.
Eventos como estes, no IFMT, talvez nos ajudem a decifrar esta questão, quando somos aprovados numa ponta e reprovados na outra.
O empenho desta equipe de mestres e doutores do IFMT e da UNEMAT certamente nos ajudará muito.
Afinal, estamos entre os dez últimos do ranking no PISA – Programa Internacional de Avaliação de Alunos, realizado entre 70 Países. Em matemática ocupamos o 65º lugar. Não é nada bom, não é? No último teste, 841 escolas brasileiras e 23.141 dos nossos alunos foram avaliados. Os dados apontam que o Brasil está muito aquém das grandes potências educacionais, como Cingapura, China e Finlândia. Para virar este jogo contamos com o empenho desta turma de educadores; e seria muito bom se os interessados na área tivessem boa participação.
A Mesa Redonda II, tem o título “Matemática Aplicada e Tendências em Educação Matemática” e contará com o Prof. Dr. Lucas Nunes Jorge e o Prof. Me. Fábio Bernardo da Silva, além do mediador Prof. Dr. Jones Willian Soares de Queiroz
Todo mundo lá. O Brasil precisa e a nossa juventude merece.

Fonte: Vicente Lino (http://www.vicentelino.com/index.php/2018/10/12/o-ensino-da-matematica-em-juina-2/)

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