Menu

quinta-feira, 26 de julho de 2018

O ENSINO DA MATEMÁTICA EM JUÍNA

Leio mais uma ótima notícia, sobre a educação em Juína, no site da metrô 87.9. Falo da parceria entre o Cefapro e o IFMT, para o curso de aperfeiçoamento em matemática, aos professores da rede pública. Aqui deste nosso canto nunca deixamos de aplaudir iniciativas voltadas para a educação. Como se sabe, temos perdido posições no ranking que mede a qualidade do ensino, pelo mundo afora e qualquer que seja o trabalho para melhoria do ensino e do aprendizado deve mesmo ser defendida.
É mais do que oportuna e bem vinda a ideia de aperfeiçoamento daqueles que estão diariamente em salas de aula, lidando com nossa juventude tão necessitada de conhecimento para enfrentar melhor os desafios futuros.
Vale ressaltar, a felicidade da parceria, por ter à frente o Mestre Fabio Bernardo da Silva, com o qual tive a honra de trabalhar há Faculdade Ajes. Mestre Fábio é competente, interessado e tem o dom de gostar do que faz e fazer bem feito. Podemos adiantar o sucesso da empreitada, quando vemos o time que enfrentará mais este desafio. Tive a oportunidade de ler o programa e notar a presença dos professores mestres; Heliel L Costa, André Rubens Lima, Jefferson Bento de Moura e Paulo Sergio Lopes da Silva.
Um timaço pronto para oferecer o melhor aos professores e à sociedade de Juína. Vale dividir com os amigos,
um pouco do que diz o projeto, sobre a justificativa do curso. Ele afirma que “a principal preocupação é a de fornecer conteúdo com bases sólidas a fim de preparar os professores para lecionar na educação Básica, assim como orientá-los no sentido da procura de novas técnicas e métodos de ensino que deem significado prático aos conteúdos matemáticos e dinamizem a aprendizagem”
Como todos sabemos, novas tecnologias são incorporadas diariamente em todos os campos da atuação, e não seria diferente na academia. Daí a importância deste aprimoramento por contribuir com novas técnicas, para o ensino de disciplina considerada, ás vezes, difícil pela meninada. O projeto, ao se referir aos professores informa que “os participantes terão oportunidade de vivenciar metodologias que permitam minimizar a situação de carência no ensino de Matemática, pois observa-se que muitos professores estão alheios as rápidas mudanças sociais”. Ponto para o Professor Fábio Bernardo e sua equipe por enxergar a necessidade de manter atualizados os professores, com as novas técnicas o que vai tornar possível a dinamização do ensino e impactar o interesse dos alunos.
Daí a melhores resultados fica faltando muito pouco. De fato, temos muito o que melhorar quando observamos as diversas avaliações da qualidade do ensino, mundo afora. Os últimos dados do Pisa, que é uma prova feita em 70 países, foram divulgados recentemente. O Brasil ficou na 63ª posição em ciências, na 59ª em leitura e na 66ª colocação em matemática. Então temos que, em 70 países ficamos na posição de número 66, em matemática. Temos um longo pela frente.
Iniciativas que unem o CEFAPRO – Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica de Mato Grosso e o Instituto Federal do Mato Grosso, merecem o reconhecimento de toda a sociedade e, de certo vão contribuir para a melhoria do ensino em Juína e toda a região. Parabéns ao Professor Mestre Fabio Bernardo e toda sua equipe.
Fonte: Vicente Lino 
Disponível em: https://www.vicentelino.com/index.php/2018/07/25/o-ensino-da-matematica-em-juina/

Nenhum comentário :

Postar um comentário