Alunos
do 3º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas de Mato Grosso
devem participar da terceira edição da Avaliação Nacional da
Alfabetização (ANA). Serão 43.430 discentes. Desse total, 12.571 são da
rede estadual. Em todo o Brasil, mais de 2,5 milhões de estudantes serão
avaliados.
As
provas da ANA serão realizadas de 14 a 25 de novembro, com o objetivo
de traçar um diagnóstico sobre a qualidade da alfabetização das crianças
brasileiras. A aplicação do teste terá duração de dois dias, sendo o
primeiro dedicado à leitura e escrita, e o segundo, à matemática. As
escolas participantes estão sendo contatadas para agendar a aplicação
desde o dia 1º de outubro.
Todas
as escolas públicas urbanas e rurais que possuam pelo menos dez
estudantes matriculados em turmas regulares do 3º ano participam do
exame. “Não são avaliadas as classes multisseriadas, indígenas e as de
correção de fluxo”, explica a coordenadora estadual da ANA, da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), Maria Aparecida Tolo.
De
acordo com ela, os estudantes com deficiência, transtornos globais ou
específicos do desenvolvimento, síndromes ou outras necessidades
educacionais especiais também poderão participar.
Qualidade
Os
últimos resultados da ANA, referentes a 2014, apontam o desafio
brasileiro para elevar a qualidade da educação ofertada desde os
primeiros anos de escolarização, uma vez que a alfabetização é um dos
pilares fundamentais para que as crianças possam dar continuidade plena
às aprendizagens nas etapas seguintes de suas vidas.
A
ANA faz parte do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e foi
realizada pela primeira vez em 2013, em uma edição piloto. Houve uma
segunda edição em 2014 e este ano será a terceira vez que os alunos
passarão pelas provas.
O
Saeb é composto por um conjunto de avaliações em larga escala
realizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais
Anísio Teixeira (Inep). Seu objetivo é realizar um diagnóstico do
sistema educacional brasileiro e de fatores associados ao desempenho do
estudante.
As
informações produzidas visam subsidiar a formulação, a reformulação e o
monitoramento das políticas de educação nas esferas municipal, estadual
e federal, contribuindo para a melhoria da qualidade, equidade e
eficiência do ensino a fim de melhorar a aprendizagem de crianças e de
jovens brasileiros.
Viviane Saggin
Assessoria Seduc-MT
Assessoria Seduc-MT
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