Menu

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

"Educação é o suporte do crescimento", diz diretora do Maria Quitéria

É inegável que boa parte da história de Castanheira transita pela Escola Estadual Maria Quitéria. A instituição de ensino, exaustivamente referenciada nas páginas do facebook quando o item “estudos” de qualquer castanheirense é pesquisado, foi criada pelo decreto 29/1983, sendo, na origem, uma extensão da Escola Dr. Guilherme, do município de Juína, na modalidade “salas anexas”, que na época tinha como diretor o professor Zenon dos Anjos.
Ao falar das origens da instituição, hoje dirigida por Rosana Patricia de Oliveira Procópio de Souza, a secretária Sandra Armondes, 40, singulariza o nome da professora Maria Odete Coltri Marcontônio. Para Sandra, mineira de Mantena, há 25 residindo no município, a Escola Maria Quitéria é “uma família”, que, como as demais, “possui suas diferenças, mas se empenha para manter a unidade naquilo que é essencial, que é formar cidadãos críticos, responsáveis e capazes de decidir entre o certo e o errado, se posicionando de forma consciente num mundo cada vez mais globalizado e exigente”.
Com a segunda semana do ano letivo em curso, a Escola conta com 758 alunos matriculados, divididos em três períodos, atendendo ao ensino fundamental e ensino médio, nas modalidades regular e educação de Jovens e adultos, através do EJA. Além da diretora Rosana Patrícia e da Secretária Sandra,  completam a equipe gestora do biênio 2016/2017  os coordenadores Julio César Augusto do Nascimento, Maikon Sérgio Zaniolo Arvani e Rosenir Monteiro Melo.

Segundo Sandra, o calendário escolar atende o que determina as normativas do órgão central de educação do Estado, a SEDUC. As únicas adequações feitas referem-se a cultura e feriados locais. Também estão assegurados neste calendário, a realização de alguns projetos que serão desenvolvidos em consonância com o Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola, como noite cultural e/ou mostra cultural, festa caipira, dia country, jogos inter classe, apresentação de banda e coral em eventos cívicos, entre outros.
A Escola Maria Quitéria também apresenta a seus alunos a oportunidade de participar do Programa Federal “Mais Educação” e do projeto PRINART, através do qual os alunos recebem aulas de instrumentos de cordas como violão, guitarra e contra baixo e bateria). Conta também com recursos didático-pedagógicos. O laboratório de informática possui 25 computadores conectados na rede mundial (Internet) e uma biblioteca bem estruturada no que se refere ao acervo bibliográfico, atendendo aos alunos e toda a comunidade, para fins de pesquisa e leitura.
Diretora
Mineira de Governador Valadares, a professora Rosana Patrícia de Oliveira Procópio de Souza, 29, foi escolhida para a direção no biênio 2016-2017. Com formação em Licenciatura em Matemática (UNEMAT), física (UFMT) e especialização em Educação da Matemática (AJES), ela acredita que “um mundo melhor e mais igual só será possível quando buscarmos e acreditarmos que só a educação é o suporte para crescermos profissionalmente”. Agradecida pelo voto de confiança que recebeu da comunidade,  se diz esperançosa em relação ao grupo gestor atual, “formado por profissionais capacitados, comprometidos com a verdade”.

Nenhum comentário :

Postar um comentário