Menu

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Perspectivas Educacionais e Diversidade




Compartilhando saberes, a diversidade e a diferença nos assusta no primeiro momento, aceitar o outro é o primeiro passo. Depois vem a pesquisa, a leitura.....

http://www.partes.com.br/educacao/perspectivaseducacionais.asp

De acordo com Perrenoud (2001, p. 69)
 No início do ano, um professor de ensino fundamental depara-se com 20 a 25 crianças diferentes em tamanho, desenvolvimento físico, fisiologia, resistência ao cansaço, capacidades de atenção e de trabalho; em capacidade perceptiva, manual e gestual; em gostos e capacidades criativas; em personalidade, caráter, atitudes, opiniões, interesses, imagens de si, identidade pessoal, confiança em si; em desenvolvimento intelectual; em modos e capacidades de relação e comunicação; em linguagem e cultura; em saberes e experiências aquisições escolares; em hábitos e modo de vida fora da escola; em experiências e aquisições escolares anteriores; em aparência física, postura, higiene corporal, vestimenta, corpulência, forma de se mover; em sexo, origem social, origem religiosa, nacional ou étnica; em sentimentos, projetos, vontades, energias do momento...

PERRENOUD, Philippe. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso. Porto Alegre: Artmed Editora, 2001.

Nenhum comentário :

Postar um comentário