Menu

domingo, 12 de abril de 2015

Ferramenta digital revela estrutura dos textos, permitindo o aprimoramento do aprendizado


A dificuldade de expressão escrita dos estudantes é um dos pontos mais problemáticos do ensino no Brasil (embora não só aqui), como indicam numerosas avaliações nacionais e internacionais. Tendo essa questão como alvo, o professor Eliseo Reategui, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), num projeto iniciado em 2010, criou com a ajuda de alunos uma ferramenta digital capaz de extrair automaticamente os conceitos principais de um texto e mostrar graficamente seu grau de importância e suas inter-relações. O processo é conhecido como mineração de texto.
A ferramenta, disponível em português e inglês, é chamada Sobek (nome de uma divindade egípcia que simboliza força, devastação e reconstrução) e pode ser acessada gratuitamente no site da universidade (http://sobek.ufrgs.br/). Qualquer texto submetido a ela é decomposto em seus conceitos principais, representados por meio de um grafo – diagrama formado por nodos (os conceitos isolados em quadros) e arestas (os traços de ligação). O método é estatístico, portanto a importância dos conceitos é medida pelo número de vezes que uma mesma palavra é repetida no texto. Há filtros que descartam as palavras frequentes que, no entanto, não geram sentido isoladamente, como artigos e preposições.

Nenhum comentário :

Postar um comentário